notícias

Mão Amiga Caxias completa nove anos nesta sexta-feira, ampliando a atuação pelos mais necessitados

Desde a criação, em 2009, a iniciativa já atendeu aproximadamente 7 mil crianças em situação de vulnerabilidade social, possibilitando o acesso à escola e um futuro melhor para elas e suas famílias

A próxima sexta-feira (07/09) será dia de festa para o Projeto Mão Amiga, entidade que faz a diferença em Caxias do Sul. Nessa data, em 2009, a iniciativa foi idealizada e fundada pelo frei Jaime Bettega, juntamente com cerca de 20 voluntários, tendo como propósito encaminhar para escolas de Educação Infantil particulares as crianças que não conseguiam vagas nos espaços de ensino público da cidade. Ao reafirmar o compromisso social com a comunidade caxiense, o projeto abraçou mais desafios, agregando à sua atuação 14 novos serviços.  

Até hoje, foram atendidas mais de 7 mil crianças em situação de vulnerabilidade social, possibilitando o acesso à escola e um futuro melhor para elas e suas famílias. Todos são também acompanhados por uma equipe de assistente social e psicólogo, e participam de reuniões e palestras de formação humana.

O Projeto Mão Amiga sempre se manteve com doações mensais e esporádicas de pessoas físicas e jurídicas que se tornaram padrinhos das crianças, além do resultado de eventos que a entidade promove anualmente, como: Piquenique Solidário, Mão Amiga Gourmet, Corridinha Mão Amiga e Bazar do Bem. Também recebe recursos por meio das palestras e da venda de livros do Frei Jaime, de destinações do Imposto de Renda ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), da Nota Fiscal Gaúcha, de parceria com os Freis Capuchinhos e com a Paróquia Imaculada Conceição, de verbas de diversos eventos beneficentes promovidos por outras entidades de Caxias do Sul.

Novos serviços

Atualmente, a Associação Mão Amiga, além de desenvolver o projeto de incluir as crianças em escolas infantis, aumentou sua atuação, beneficiando mais de 730 pessoas em outros 14 serviços de assistência social. As ações são mantidas através de parcerias com a Fundação de Assistência Social (FAS) de Caxias do Sul, o Conselho Municipal de Assistência Social, o Comdica e o Conselho Municipal do Idoso (esses dois conselhos recebem destinação do Imposto de Renda).

Entre os atendimentos prestados, estão: serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças, adolescentes e idosos; centro-dia para idosos; abrigo de acolhimento para crianças e adolescentes; residência inclusiva para jovens com deficiência; casas de passagem para pessoas em situação de rua; e, mais recentemente, Casas Lares para crianças e adolescentes; Serviço de Acolhimento em Famílias Acolhedoras e Programa Apadrinhamento.

                Além de atuar em Caxias do Sul, o Projeto Mão Amiga também tem frentes de atuação em Farroupilha, Bento Gonçalves e Flores da Cunha.

Há diversas maneiras de contribuir com o Mão Amiga e participar dessa corrente do bem, com contribuições em dinheiro, doações, trabalhos voluntários, destinação de recursos do Imposto de Renda, entre outras formas. Seja você também um padrinho do Projeto Mão Amiga, que está em uma nova sede, na rua General Mallet, 33 (antigo prédio da LEFAN), no bairro Rio Branco, em Caxias do Sul. Para mais informações ligue (54) 3223 5420 e (54) 99607 0314.

Baixar Arquivo
Compartilhe:

conseguimos ajudar 7.537 crianças

até dezembro de 2020, com o apoio de mais de 110 Escolinhas de Educação Infantil Parceiras.